Pesquisar neste blogue

sexta-feira, novembro 08, 2013

Numa onda de bolinhas!

Ontem resolvi dar conta das muitas maçãs da "terra" que nos tinham oferecido e estavam a ficar muito maduras. 
Ía toda feliz fazer um bolo de maçã que aprendi com a Natália Porto no Instituto Macrobiótico de Portugal, do qual um dia hei-de partilhar a receita. 
Ainda não é hoje porque o bolo não foi feito: faltava farinha!

Toca de pensar "o que posso fazer com estas maçãs quase moribundas e com os restantes ingredientes que cá tenho em casa para a sobremesa de hoje?"... Desfolhei o melhor amigo nestas ocasiões: MacroApetite, da grande Eugénia Varatojo, e eis que decidi experimentar os muito práticos Bolinhos de Maçã (não sei qual o nome da receita no livro, não o tenho aqui comigo mas hei-de confirmar...eventualmente!).

Só que ao abrir as maçãs deparei-me com o horror: a maioria estava cheiinha de bicho ou já apodrecida. Sobraram muito poucas, pelo que tive que adulterar a receita.

Para cúmulo, com uma Mafalda bem exigente e uma distração com o fogão, o tacho onde as cozi não era o mais indicado e elas começaram a agarrar, pelo que tive de colocar água que me estragou a receita! Mas fez-se à mesma!
Ora aqui vai, com as transformações que lhe dei:


Bolinhas de maçã enroladas em coco e canela
Cozi as maçãs (acabaram por ser três ou quatro) com casca de limão, uma pitada de sal e dois paus de canela (pequenos) até conseguir um creme espesso (foi aí que errei ao colocar água - ando mesmo com uma malapata com a consistência das bolas!bolas! Daí a origem dessas formas estranhas na foto acima!).
Desfiz umas dez bolachas bio sem açúcar e juntei ao creme de maçã! Fiz bolinhas e envolvi-as em coco e canela!  acho que mais fácil é difícil!!! 
Como estavam muito moles, pus um pouco no forno (conforme sugestão do rapaz lá de casa), mas acabou por ser tempo a mais e ficaram meio emborrachadas, acho que mais uns 2 minutos e ficavam borracha mesmo! Mas para a próxima já sei: nada de água!

2 comentários:

Elisabete disse...

Olá Rita! Espero que a Mafalda esteja bem! Eu adorava fazer um curso em macrobiotica, com Eugégia Varatojo, ou com a Natália Rodrigues. São uma inspiração. E gostava sobretudo de aprender receitas maravilhosas de doces e sobremesas. Não por gostar muito de doces, mas o uso abusivo do açucar conforme se verifica hoje em dia preocupa-me bastante. Entretanto vou tentar reproduzir os teus brigadeiros de azuki, que parecem maravilhosos! Um grande beijinho,
Elisabete

purple disse...

Querida Elisabete!
Estamos bem sim, a Mafas andou doentita mas já está mais recuperada. :) não foi grave.

Eu aconselho vivamente um curso com elas, e com a Marta Varatojo também. Estão agora a iniciar uns no instituto de macrobiótica, já viste? Vale a pena o investimento! Acho que agora há de 3 ou 5 sessões, e níveis diferentes. Também julgo haver no Porto e em Leiria.
Se precisares de alguma informação diz! :)

Muitos beijinhos!
**rita