Pesquisar neste blogue

quinta-feira, outubro 09, 2014

Hambúrgueres de Abóbora e Brócolos

Olá Outono!
Este ano chegaste cheio de estilo, fintaste as voltas ao pessoal que gosta de um Verão tardio, de um início de Outubro a roçar os 30ºC. 
Para mim estás mesmo bom assim, era só reduzir um pouco da chuva e teríamos a relação perfeita.

Sempre gostei do Outono, talvez por ser “filha” dele, uma orgulhosa Balança nascida em Outubro ”no mês das uvas, quando caem as folhas” (era a minha frase-chave em pequena, quando me apresentava a outrem, coisa bastante comum, diria mesmo quase diária…). 
Este ano não fui para a praia no meu dia de anos, como tantas outras vezes, mas passeei com as minhas meninas, que são as coisas mais perfeitinhas deste mundo. Obrigada meninas J, e obrigada à melhor família do mundo pelo resto do dia (ah, e pelos presentes também!).



Para festejar o regresso do Outono procurei receitas onde pudesse utilizar a abóbora que veio “lá da terra”, antes que ela se estragasse. 
Talvez por ser “filha do Outono” encontro na comida típica desta estação um grande prazer e conforto, pena é que só tenha descoberto tal amor há tão pouco tempo. Mas parece que foi quando tinha de ser J. Foi com a macrobiótica que descobri que a abóbora não é só para a sopa e para as filhoses da vóJúlia, mas para muito, muito mais, e sempre tão, tão boa! Nhaaaaam!

Encontrei esta receita no site do Cantinho Vegetariano, uma consulta habitual para inspiração.

Claro que tive de alterar algumas coisas a meu gosto, por isso aqui vai a receita dos “hambúrgueres de abóbora à minha laia”. 
Para mim ficaram um pouco moles, mas nada como fazer de novo para aperfeiçoar a arte!
Estes estão pequenos porque foram feitos para um picnic e o suposto era mesmo servirem como um “petit rien” para muitos! Só sobraram dois…. J

 Hambúrgueres de Abóbora e Brócolos à minha laia

Ingredientes
500g de abóbora
Brócolos q.b.
1 colher (café) mal cheia de cominho
1 colher (café) generosa de canela em pó
1 colher mal cheia de geleia de arroz
1 chávena mal cheia de aveia em flocos finos com linhaça em pó
1 cebola pequena picada
1 dente de alho grande picado
4 folhas de manjericão
Cebolinho q.b.
Sal e um pouco de pimenta


Preparação
Temperei a abóbora com o cominho, a canela e a geleia de arroz e levei-a a lume brando, tapando e mexendo com frequência. Quando a abóbora já estava praticamente cozinhada juntei umas cabeças de brócolos.
Com a abóbora já desfeita, juntei a aveia e linhaça, a cebola e o alho, o manjericão e o cebolinho e temperei com uma pitada de sal e pimenta. Desfiz as cabeças dos brócolos (só a parte de cima) e juntei à mistura anterior, moendo tudo com a varinha mágica, formando uma papa. Deixei cerca de 40 minutos no frio (deveria ser mais mas não tive tempo!).
Depois foi só modelar as pseudo-bolinhas e levei a uma frigideira apenas com um fio de azeite, e fui dourando de um lado e outro.
Enjoy!

2 comentários:

Luísa disse...

Eu não sou filha do outono mas esta é a minha estação favorita :-)
Adoro as cores, os sabores, os cheiros, as temperaturas, tudo :-D
Um beijinho

purple disse...

Também adoro cada parte dessa descrição de Outono, Luísa! :)

Grata pela visita :)

***rita